Os testes utilizam carros reais, que se chocam contra barreiras dos mais diversos tipos para avaliar a resistência e a eficiência dos materiais utilizados pelas montadoras em seus projetos. São os chamados “crash-tests”.
Desses testes é que são extraídas as notas dos carros, que podem ser de zero a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, melhor é o resultado daquele automóvel no teste de colisão e maior será a proteção para quem estiver dentro dele — motorista e passageiros.
É importante tomar nota de um detalhe: em 2020 os testes foram modificados e a nota não é mais dividida entre adultos e crianças. Listaremos alguns veículos com testes realizados antes do novo critério de avaliação ao final desta reportagem.
E engana-se quem pensa que apenas os veículos luxuosos contam com nota máxima em segurança — ainda que a esmagadora maioria deles de fato gabarite o teste. A lista abaixo foca justamente nos hatches e SUVs fora da categoria de luxo e que também estão aptos a trazer bons níveis de proteção.
Mitsubishi L200 Triton, teste feito em 2024
- Airbags: 7;
- Proteção para adultos: 90%;
- Proteção para crianças: 91%;
- Proteção para impacto com pedestres: 87%;
- Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 92% dos impactos.
O carro mais recente a passar pelos testes do Latin NCAP é a picape Mitsubishi L200 Triton. Ela é a versão comercializada no Brasil e demonstrou grande proteção para todos os ocupantes.
Começando pelos adultos, as estruturas foram suficientes para proteger quase todo corpo do passageiro da frente, com ferimentos leves na região da canela em impactos frontais.
Pequenos ferimentos também foram notados nas pernas e no tórax do motorista. Nas batidas laterais, a proteção foi ainda maior. O único ponto fraco observado envolve o pescoço, no efeito de rebote em impactos traseiros.
Para crianças, apenas a desaceleração torácica foi maior que o esperado e gerou alguma preocupação.
Volkswagen T-Cross, teste feito em 2024
- Airbags: 6;
- Proteção para adultos: 92%;
- Proteção para crianças: 90%;
- Proteção para impacto com pedestres: 66%;
- Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 85% dos impactos.
O SUV da Volkswagen oferece excelente proteção para os ocupantes da frente em impactos frontais, com apenas atenção leve para ferimentos superficiais na canela do passageiro e no tórax do motorista.
A proteção para o pescoço no rebote de uma batida na traseira levantou preocupação, e o mesmo aconteceu com impactos laterais. Neste ponto, o peito do motorista recebeu proteção abaixo do esperado.
Fonte: G1
