/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/2/o/A4YjCATISKUxMTTD3QAw/20641365-1427451250667184-62894774-o.jpg)
Grupo Carmin estreia nesta sexta-feira (4) seu novo espetáculo ‘A Invenção do Nordeste’. As apresentações acontecem nos dias 4, 5 e 6 de agosto, sempre às 20h, na casa da Ribeira, em Natal. Os ingressos podem ser comprados pela internet ou na bilheteria da Casa. Na mesma data, será lançado o livro ‘Década Carmin’ que registra a trajetória de 10 anos do grupo.
Motivada por uma série de reações xenófobas contra os nordestinos, durante as eleições presidenciais de 2014, a atriz Quitéria Kelly do Grupo Carmin entrou em contato com a obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr, que escreveu o livro: “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”. Quitéria compartilhou com os demais integrantes do Grupo o seu desejo de criar uma peça que contribuísse para a desconstrução da imagem estereotipada do Nordeste e do nordestino. Viria a ser seu primeiro trabalho como diretora.
Durante 2 anos de pesquisa, o Grupo Carmin mergulhou nos questionamentos dos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão do Nordeste brasileiro como um espaço idealizado, deslocado do processo histórico e imune ao impacto das grandes transformações sociais.
A partir daí, os dramaturgos Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma auto-ficção, onde um diretor é contratado por uma grande produtora para preparar dois atores norte-riograndenses, que disputam o papel de um personagem nordestino. Durante o tempo da preparação, a ideia que eles têm de suas próprias identidades entra em xeque. Afinal, existiria apenas uma identidade nordestina?
A peça “A Invenção do Nordeste” propõe desenhar a trajetória tragicômica e por vezes conflitante da história recente da região Nordeste. Essa unidade sociopolítica e cultural com todas as suas individualidades e também todos os estereótipos alimentados por décadas pela literatura, cinema, música e artes visuais brasileiras.
‘Década Carmin’
Em comemoração aos 10 anos do Grupo Carmin, a Fortunella Casa Editrice edita e lança o livro “Década Carmin”. A obra é um registro da trajetória de 10 anos do Grupo Carmin através de suas 4 peças: “Pobres de Marré” (2007), “Jacy” (2013), “Por Que Paris?” (2015) e “A Invenção do Nordeste” (2017). Textos criados originalmente e assinados pelas parcerias entre Henrique Fontes, Pablo Capistrano, Iracema Macedo e James Edward Bailey.