A dois dias do início da Copa das Confederações, o governo, as distribuidoras e as transmissoras de energia elétrica que atendem a seis cidades-sede dos jogos se reuniram em Brasília para definir medidas a serem adotadas para garantir o suprimento de eletricidade nas localidades onde ocorrerão os jogos.
Segundo nota do Ministério de Minas e Energia, serão adotadas duas medidas extraordinárias. A primeira é reforçar a segurança para evitar qualquer acesso a instalações estratégicas por 48 horas antes dos jogos e 24 horas depois.
Já a partir de hoje, forças especiais deverão estar instaladas em subestações nos arredores de Brasília. As outras cidades-sede são Rio, São Paulo, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador, onde policiais deverão reforçar a segurança das instalações para evitar intervenções ou sabotagem.
A outra medida é um cuidado especial no monitoramento das redes de suprimento aos estádios pelas distribuidoras e transmissoras de energia em conjunto com o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), cujo contingente será reforçado por períodos específicos para evitar ou reduzir problemas no sistema. Também foi feito reforço nas redes de transmissão nos arredores das arenas, manutenção de equipamentos e fortalecimento do suprimento de energia em hotéis e hospitais. As arenas também terão geradores para atender à demanda.