O presidente Michel Temer anunciou nessa quinta-feira (22) que o governo quer baixar os juros do cartão de crédito no primeiro trimestre de 2017.

“Anunciamos que haveria uma redução dos juros do cartão de crédito. E, de fato, os últimos estudos revelam que no primeiro trimestre deste ano haverá uma redução de mais da metade dos juros cobrados do cartão de crédito”, afirmou o presidente durante evento no qual anunciou também a liberação do saque do FTGS para contas inativas até dezembro de 2015.

Após acompanhar o anúncio de Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participou de um almoço na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e, após o encontro, explicou que o governo prevê que serão necessários cerca de 90 dias para as medidas começarem a ser implementadas, “para já estarem totalmente em vigor no final do primeiro trimestre”. (leia detalhes sobre o almoço mais abaixo)

Para baixar os juros do cartão de crédito , segundo o presidente, a ideia é limitar o prazo para o pagamento do rotativo (que é quando é feito o pagamento do valor mínimo da dívida, com o parcelamento do restante) para até 30 dias. Hoje, esse prazo é mais longo, segundo o Ministério da Fazenda. Com isso, o governo espera que os juros do parcelamento caiam pela metade já nos primeiros meses do ano que vem.

Além disso, o governo pretende também que os juros para o restante da dívida, após o pagamento do rotativo, sejam menores que a metade do que se pratica atualmente. Em novembro, os juros do cartão de crédito rotativo foram de 475,8% ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *