O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, anunciou ontem (09) o fim do sistema eSocial, até janeiro do ano que vem.
O sistema começou a ser usado em 2015, para concentrar informações sobre trabalhadores e empregadores. E chegou a exigir 2 mil itens de informações dos empresários e hoje exige 900. O objetivo é que as empresas não sejam obrigadas a compartilhar tantos dados com o governo federal. O objetivo é reduzir de 900 para 450 informações.
Com a mudança, nenhuma nova empresa vai entrar no eSocial e, as que já estão, podem sair quando quiserem.
O secretário Rogério Marinho não quis comentar sobre a reforma da Previdência, que pode ser votada em primeiro turno hoje no plenário da Câmara dos Deputados. Marinho disse apenas que está otimista e acompanha atento a votação.
Fonte: Agência Brasil
