Foi encerrada, nessa quarta-feira (26), a fase de discussão na comissão especial da Câmara sobre a reforma da Previdência.
Foram quatro dias de debates sobre o parecer do relator, Samuel Moreira, do PSDB. Ao todo, 127 parlamentares se manifestaram durante mais de 30 horas de debates.
Nesta quinta-feira (27), o relator vai apresentar seu voto complementar.
Já a votação deve ficar para a semana que vem. A expectativa é que seja concluída antes do recesso.
Um dos pontos ainda polêmicos é a reinclusão de estados e municípios nas novas regras previdenciárias.
Nessa quarta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu junto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma comitiva formada por sete dos nove governadores do Nordeste, na tentativa de costurar um apoio para essa pauta.
Na saída, Alcolumbre disse que voltou a pedir aos chefes dos estados que se empenhem para conseguir votos a favor da reforma. Só assim, segundo ele, será possível incluí-los no texto.
O governador do Piauí, Wellington Dias, disse que a reforma da Previdência é importante, mas afirmou que a medida não é suficiente para combater o déficit previdenciário nos estados e que, para isso, seria necessária a aprovação de outros projetos que tramitam no Congresso Nacional.
Dias acrescentou que foi essa necessidade que fez com que se reunissem com os presidentes da Câmara e do Senado.
Além de Wellington Dias, participaram da reunião os governadores Flávio Dino, do Maranhão; Camilo Santana, do Ceará; Renan Filho, de Alagoas; Rui Costa, da Bahia; João Azevedo, da Paraíba, e Belivaldo Chagas, de Sergipe.
Fonte: Agência Brasil
