O Governo do Estado está investindo R$ 4 milhões em recursos próprios para o Programa de Incentivo à Produção Leiteira do Rio Grande do Norte, que visa distribuir torta de algodão e farelo de soja para os produtores de leite, com prioridade para os inseridos no Programa do Leite Potiguar. O anúncio foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini, na noite desta quarta-feira (5), durante cerimônia de abertura do XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

A governadora explicou que, dentro do Programa de Incentivo à Produção Leiteira do Estado, os produtores serão classificados em três níveis: a primeira categoria inclui os que produzem até 130 litros de leite por dia; a segunda, os que produzem até 500 litros/dia e; a terceira, até 1 mil litros/dia. A cada meta mensal estipulada, o produtor irá receber um saco de torta de algodão.

Para o presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Marco Aurélio de Sá, o XI Enel pode ser considerado um ponta pé inicial de uma luta pela agropecuária leiteira do Nordeste tão atingida pela seca devastadora dos últimos dois anos. “Este evento está acontecendo em uma hora feliz, pois ótimas notícias estão sendo recebidas pelo setor leiteiro. Com a sensibilidade do Governo, tivemos o reajuste que era necessário para que o produtor de leite voltasse a investir. Além disso, também estamos tendo a grande satisfação de ver o RN se tornar, oficialmente, livre da febre aftosa”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *