Em reunião com os vereadores de Natal, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, garantiu que até o final do mês de julho as obras da Avenida Moema Tinôco, na Zona Norte da capital, serão retomadas. A previsão é que em até 15 dias recursos do Pró-Transporte e Pró-Investe sejam liberados e o serviço transcorra em um período de 12 meses. O encontro com os parlamentares da Câmara Municipal de Natal (CMN) aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), na Governadoria.

A reunião foi convocada pelo vereador Luiz Almir (PV), primeiro-secretário da CMN, para debater a situação da população que fica impedida de transitar pela Avenida, em função da quantidade de buracos existentes. Na ocasião também foi discutida a necessidade da construção da terceira ponte de Natal, ligando o centro à Zona Norte.

“Em dias de chuva, os moradores acabam ficando ilhados. Um problema que mancha a imagem da Zona Norte há anos. São mais de dez anos que mais de 300 mil moradores enfrentam essa lagoa permanente”, destacou Luiz Almir.

De acordo com Robinson Faria, a retomada das obras da Moema Tinôco depende de dois financiamentos através da Caixa Econômica Federal (Pró-Transporte) e do Banco do Brasil (Pró-Investe). “Estávamos com restrição no CAUC [Cadastro Único de Convênios], que nos impedia de renovar a Certidão Negativa de Débitos emitida pela Previdência Social. Sem essa certidão, os recursos da Caixa Econômica ficam bloqueados. Mas esse problema já foi resolvido e em breve estaremos com essa parte do financiamento liberado”, comentou o governador.

Sobre a verba que será financiada através do Banco do Brasil, Robinson disse que a liberação está prestes a ser autorizada pelo Tesouro Nacional. Juntas, as verbas do Pró-Transporte e do Pró-Investe garantirão recursos na ordem de R$ 87 milhões. “Nosso governo tem a meta de concluir essa obra. Mesmo que os recursos não sejam liberados nesses 15 dias, o Governo irá aportar recursos próprios para iniciar a obra”, garantiu.

Além de Luiz Almir, participaram da reunião com o governador os vereadores Ary Gomes (PROS), Adão Eridan (PR), Felipe Alves (PMDB), Fernando Lucena (PT), Hugo Manso (PT), Klaus Araújo (PP), Jeoás Nascimento (PCdoB), Júlia Arruda (PSB), Júlio Protásio (PSB) e Ubaldo Fernandes (PMDB). O Secretário de Infraestrutura, Jader Torres, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), General Jorge Fraxe.

Acordo com o Município

Um dos problemas levantados na reunião foi com relação às vias de escape nas proximidades da Avenida Moema Tinôco. De acordo com o vereador Júlio Protásio, as ruas que poderiam servir para desvio do trânsito nos dias de obras também estão em péssimas condições. A comissão de vereadores que estava presente na reunião com o governador buscará acordo com o Município de Natal, já que apenas a Moema Tinôco é de responsabilidade do Estado.

“Estamos aqui nos oferecendo para uma parceria institucional. Queremos solucionar de qualquer jeito esse problema na Avenida Moema Tinôco. Se for através da Câmara e da Prefeitura, que seja através da Câmara e do Governo do Estado”, afirmou Júlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *