FRaude

O consumidor deve verificar os dados impressos, como número do banco antes de pagar qualquer boleto bancário. Deve ficar atendo se o número do código de barra corresponde a parte de cima da fatura, CNPJ da empresa emissora do boleto, data de vencimento do título e se o valor cobrado realmente é o devido pelo consumidor.

A dica vale tanto para os boletos impressos pelo consumidor através de sites na internet, quanto para os que chegam na residência, pelos Correios.

O alerta é dos órgãos de defesa do consumidor, que registram casos de fraude em boletos bancários, é o que diz o especialista em segurança da informação, Rodrigo Jorge. “Caso o boleto que a pessoa recebe por e-mail e paga ou pelo correio e a empresa não enviou, isso é fraude. Há muita coisa que é golpe, questão de polícia. Mas se você entra no site da empresa, o verdadeiro, não o site forjado, emite o boleto e o boleto sai forjado, aí é responsabilidade da empresa”, diz o especialista que avisa que é preciso ter mais cuidado com os boletos que são cobrados via email.

Rodrigo disse também que “se o consumidor for vítima do golpe, deve fazer contato com a empresa, mostrar os comprovantes de pagamento realizados. Mesmo que seja uma fraude de terceiros, esse é um vício oculto de serviço, que o cliente não tem como identificar”, enfatiza e destaca que portanto a empresa emissora do boleto, tem que ser solidária e deverá responder por esse problema”, disse.

 Dicas do especialista:

  Manter sistema anti vírus atualizado;

Não abrir link de origem desconhecida principalmente e-mails contendo anexos;

Bancos, receita federal, banco central e outras repartições públicas não enviam e-mail solicitando qualquer informação;

Todo e qualquer e-mail de origem desconhecida, por segurança deve ser deletado.

Uma das formas de evitar o risco do boleto bancário é aderir em seu Banco ao DDA ( Débito Direto Autorizado )

Cuja apresentação se dá através de meio eletrônico, ou seja, você terá que entrar em sua conta corrente através de

Seu computador/smartfone/iphad  e autorizar/Programar para débito em conta corrente o respectivo compromisso. O Banco sempre avisa

Através de torpedo (SMS), para o telefone cadastrado que existe um novo compromisso.

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