Girafa nascida no Zoo recebeu o nome de Melman — Foto: Divulgação/Zoo SP
Girafa nascida no Zoo recebeu o nome de Melman — Foto: Divulgação/Zoo SP

O bebê-girafa que nasceu no final de maio no Zoológico de São Paulo já tem nome: “Melman” recebeu mais de 43% dos votos do público pelas redes sociais. O mais novo morador do parque ganhou até uma carteira de identidade com foto.

Os seguidores sugeriram vários nomes criativos e carinhosos para o filhote. Entre as sugestões enviadas, quatro foram selecionadas para a votação final: Melman (43%), Pirulito (16%), Melito (19%) e Girafales (22%).

A votação foi encerrada no sábado (7), com mais de 5 mil votos. O filhote, que veio ao mundo medindo 2 metros de altura, recebeu oficialmente o nome de Melman em referência ao famoso personagem do filme de animação “Madagascar”.

Mãe e filho estão em uma área especialmente preparada para o bem-estar de ambos, incluindo controle de temperatura e “camas” de feno.

 

Tanto a gestação quanto o trabalho de parto foram monitorados por biólogos e veterinários da instituição.

Fabrício Rassy, veterinário do Zoo, conta que, ao contrário de muitos mamíferos, as girafas dão à luz em pé, o que faz com que o filhote caia de uma altura de aproximadamente 1,5 metro logo ao nascer. Essa queda, embora para nós pareça algo brusco, tem um papel importante, diz o especialista: o tombo ajuda a romper o cordão umbilical e estimula o filhote a respirar pela primeira vez.

“No caso da Mel [que é a mãe do Melman], tudo ocorreu dentro da normalidade e ela deu à luz a um filhote saudável”, contou o biólogo responsável pelo setor de mamíferos, Luan Morais. Mel e Palito, que é o pai da nova girafinha, moram no Zoo há 17 anos.

O biólogo também disse que nessas primeiras semanas Melman está só mamando e que depois de 1 mês, deve começar a alimentação com feno.

Um dos símbolos da fauna africana, a girafa pode atingir até 6 metros de altura e pesar até 1.200 quilos quando adulta. Ela vive em média de 30 anos e é considerada o animal terrestre mais alto do mundo.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *