FRANCHISING 4images

O diretor executivo da Gomes de Matos Consultores, Távio Almeida, declarou que existe uma grande carência de redes de franqueadoras estruturadas no Nordeste. Ele citou o exemplo do Ceará, onde 1,6% das redes de franquia são daquele estado. Por sua vez o Nordeste tem apenas 14% das redes do Brasil. “Trata-se de uma grande oportunidade de crescimento e diversificação dos negócios, tendo em vista a taxa de sucesso do modelo”, acrescentou.

Como todo tipo de negócio, o franchising também tem pontos de atenção e dificuldades. Para o consultor Guilherme Gomes, cinco são fatores críticos de sucesso para o sistema: viabilidade financeira do negócio, padronização da operação, potencial de expansão do negócio, perfil do franqueado e definição dos papéis das partes.

Para os especialistas existem itens a serem checados em cada uma das partes: franqueador em relação ao franqueado – perfil empreendedor, disponibilidade de investimento, disponibilidade para operar o negócio, planos para o futuro e afinidade com os valores da empresa e público-alvo; franqueado em relação ao franqueador – contratos de franquia, territórios e taxas, proprietários da rede, suporte ao franqueado e plano de crescimento.

Távio Almeida disse que em tempos de crise econômica, investir em alternativas de alta taxa de sucesso é uma excelente opção nos negócios. “A taxa de sucesso do modelo de franchising é de 92%, o que representa a solidez do modelo”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *