/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/6/v/wiMq6WSZOBw778l0WjAA/whatsapp-image-2023-05-18-at-15.24.40.jpeg)
O fotógrafo potiguar Vlademir Alexandre vai realizar a exposição “Rastejar – No rasto de Lamartine” a partir desta quinta-feira (18), das 16h às 19h, na Casa Graciliano 2924, em Capim Macio, na Zona Sul de Natal.
A entrada é gratuita e a exposição fica no espaço até o dia 30 deste mês. Na abertura, nesta quinta, Duda da Boneca fará intervenções artísticas.
A exposição vai contar com 23 imagens que retratam a diversidade do sertão sob a ótica do pesquisador, escritor e “sertanólogo” natalense Oswaldo Lamartine de Faria. As obras estarão à venda.
A obra aborda atores e cenários tradicionais dessa região, como um vaqueiro em galope e os açudes cheios no inverno. Além disso, retrata cenas peculiares, como o fumegar de uma panela com canjica de milho. A esposição envolve expressões artísticas de desenhos, textos, fotografias.
O fotógrafo Valdemir Alexandre se dedicou durante quase 20 anos nesse trabalho em registros fotográficos e pesquisas sobre a obra de Oswaldo Lamartine de Faria, que se tornou referência sobre o tema após 21 livros publicados.
Os visitantes terão a oportunidade de fazer uma “imersão transversal na obra de Lamartine, já que é atravessada pela minha própria impressão desta obra”, avaliou Vlademir Alexandre, e perceber “a capacidade de Lamartine de fazer um mapeamento técnico e preciso sobre os costumes do Seridó, mas com a força da poesia e da cultura popular, o que o torna singular”.
Para o fotógrafo, a exposição “é uma provocação à percepção de um Nordeste a partir de sua essência, um ensaio fotográfico de imersões para o universo da linguagem, da origem e da identidade sertaneja a partir dos escritos de Oswaldo Lamartine que propõe ressignificar o lugar, uma vivência possível no aportar ao tempo, o espírito e o fazer sertanejo do homem e da mulher do campo como atores de suas crenças e edificadores do imaginário popular”.
Vlademir Alexandre
Cientista social e fotojornalista, Vlademir trabalha com mídia visual, fotografia e produção de vídeo há 27 anos. É arte educador e professor de fotografia. Membro do Coletivo daFOTO!, atua em assessoria institucional nas áreas de indústria, legislativa, campanhas políticas e publicitárias, jornais e revistas nacionais e do RN.
Educador em projetos de fotografia como ferramenta didática e conceitual em abordagens individuais e por meio de coletivos e ONG’s, é escritor, cursando ciências sociais É coordenador e proponente do livro Seis Formas de Ver o mundo (2021) e fez a direção das entrevistas Foto Coletiva, codireção e fotografia websérie Autorretrato (2021).
Serviço
- Exposição “Rastejar – No rasto de Lamartine”
- Onde? Casa Graciliano 2924 – R. Graciliano Ramos, 2924 – Capim Macio, atrás do Shopping Cidade Jardim
- Abertura? 18/05/23, quinta, das 16h às 19h – até 30 de maio.
- Entrada? gratuita
- Visitação de segunda a sábado, das 15h às 21h (fechado aos domingos)
Fonte: G1RN