O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou sua estimativa para a contração da economia brasileira em 2016. Em relatório divulgado nesta terça-feira (12), o órgão prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do país vai encolher 3,8%. A previsão anterior, de janeiro, era de queda de 3,5%.

O desempenho do Brasil deve ficar bem abaixo de outros países da América Latina e Caribe, que deve ter contração de 0,5% em 2016. Já em comparação à média de outros países emergentes, incluindo China e Rússia, o PIB brasileiro fica bem atrás. A economia desses mercados deve crescer 4,1% este ano, prevê o FMI.

O México deve crescer 2,4% em 2016. Para 2017, o órgão manteve a previsão de que a economia brasileira terá crescimento nulo (0).

“A recessão no Brasil é pior do que o previsto”, aponta o relatório. O país, que demonstrou resistência à crise econômica e financeira global de 2008, foi abalado nos últimos anos pela desaceleração da China e pela queda dos preços das matérias-primas, aponta o FMI.

Após o recuo do PIB em 2015, o Brasil deve ter seu primeiro biênio de recessão desde a década de 1930.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *