Alex Sandro - Racing x Flamengo - Libertadores 2025 — Foto: Marcos Brindicci/Getty Images
Alex Sandro – Racing x Flamengo – Libertadores 2025 — Foto: Marcos Brindicci/Getty Images

O Flamengo está pela quinta vez em uma final de Conmebol Libertadores – sendo a quarta desde 2019. Nesta quarta-feira, em Buenos Aires, o clube carioca eliminou o Racing e garantiu a chance de conquistar o principal título do futebol sul-americano pela quarta vez.

Em 1981, o time de Zico, Júnior, Leandro e companhia venceu o Cobreloa em três jogos na grande decisão. O Flamengo havia vencido a primeira partida por 2 a 1 no Rio, mas perdeu no Chile por 1 a 0. No desempate em Montevidéu, os cariocas venceram o terceiro jogo por 2 a 0, com brilho de Zico, que marcou os dois gols da vitória.

Depois, foram 38 anos até o mágico ano de 2019. Comandado por Jorge Jesus, o Flamengo chegou à final da Libertadores pela primeira vez em muito tempo. A equipe saiu atrás no placar em Lima para o River Plate, mas Gabigol fez história no fim da partida ao virar o jogo e dar o bicampeonato da América ao clube carioca.

Em 2022, o Flamengo derrotou o Athletico-PR por 1 a 0, mais uma vez com a estrela de Gabigol, desta vez em Guayaquil, no Equador.

Um ano antes, o Flamengo havia perdido para o Palmeiras, na prorrogação, por 2 a 1. O Flamengo saiu atrás, mas buscou o empate com Gabigol. Os paulistas, no tempo extra, fizeram o gol da vitória com Deyverson, após falha de Andreas Pereira.

Ao todo, o Brasil tem 24 títulos conquistados da Libertadores contra 25 de clubes argentinos. Palmeiras e São Paulo são os clubes brasileiros que mais estiveram na decisão de títulos. Em seis finais, cada equipe paulista conquistou três.

A quinta final coloca o Flamengo ao lado de Grêmio e Santos, que já conquistaram três títulos e foram vice duas vezes cada. O Flamengo perdeu apenas uma final que disputou, em 2021, para o Palmeiras. E foi campeão em 1981, 2019 e 2022.

O Brasil já teve 14 clubes diferentes decidindo o título da Libertadores em ao menos uma oportunidade. O clube recordista de finais, somando todos os países participantes da Libertadores, é o Boca Juniors, que esteve presente em 12 finais e conquistou seis títulos.

Fonte: Ge.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *