A Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgou nesta semana uma projeção para o incremento de vendas do varejo brasileiro e para a criação de vagas temporárias no Natal deste ano. Segundo a entidade, o volume de vendas deverá crescer aproximadamente 4,5%. Apesar da expectativa de alta, o aumento do faturamento será menor do que os 8,1% apurados no mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a CNC, a desaceleração das vendas deverá refletir também na criação de postos de trabalho temporários. As vagas voltadas para o período natalino, que em 2012 cresceram 3,1%, este ano deverão avançar menos (+1,8%) com a geração de 122,9 mil empregos sazonais em todo o Brasil.

Com base nos números, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte projetou os dados estimados para o estado. De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a estimativa de crescimento para as vendas potiguares é de 4% em dezembro, pouco mais da metade dos 7,5% de incremento registrados em 2012, sobre 2011.

Na esteira desta retração, o volume de postos temporários também deve ter um crescimento bem menor. Enquanto no ano passado foram registrados 5,9 mil vagas sazonais, de setembro a novembro (quase 10% a mais que em 2011), este ano, a expectativa é de algo em torno de 6 mil vagas (incremento de apenas 1,5%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *