
A Fifa e a CBF pressionaram e o torneio de futebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, será espalhado pelo Brasil. Em reunião ontem, a Fifa estabeleceu que a competição será disputada em sete estádios localizados em seis cidades, incluindo Manaus.
Fontes na Fifa confirmaram à reportagem que o esforço da entidade é o de demonstrar que os estádios erguidos para a Copa do Mundo, alvos de muita polêmica, foram bons investimentos. Além da capital do Amazonas, os jogos ocorrerão em São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e em dois estádios no Rio: o Engenhão e o Maracanã.
Em 2016, portanto, o evento no Brasil terá um total de sete estádios, superando todos os torneios de futebol organizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde os Jogos de 1968. Na Olimpíada de 1964, o Japão usou oito estádios.
Se por meses o Comitê Rio 2016, CBF e a Fifa negociaram um acordo, nos bastidores o interesse da entidade máxima do futebol foi sempre a de mostrar que o dinheiro público gasto nos estádios valeu a pena. O comitê olímpico da Fifa é presidido por Marco Polo Del Nero, que assume a CBF no próximo mês.
Foi neste contexto que a escolha de Manaus passou a ser considerada, apesar de uma resistência por parte do COI. Além da distância, a cidade está em outro fuso horário, o que poderia complicar a transmissão dos eventos.