/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/U/ZpPr64QwCMN6fwQsyKlA/54953984636-5da063503d-k.jpg)
Uma multidão acordou cedo nesse domingo (30) e foi até o Centro do Rio de Janeiro para a festa do tetra do Flamengo na Libertadores. E o local da exaltação aos campeões da América foi o Circuito Preta Gil, uma apaixonada torcedora rubro-negra.
O avião com a delegação pousou às 10h no Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador — mas muito antes disso as ruas do Centro já estavam lotadas. Por volta das 13h, com atraso, os ônibus com os atletas chegaram à concentração do desfile.
O corredor formado pela Rua 1º de Março e pela Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, foi batizado em julho deste ano em homenagem à Preta, que tinha morrido dias antes e era titular de um dos megablocos do carnaval carioca — que saía justamente nessas vias.
Já no fim da celebração, policiais militares precisaram jogar bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha contra torcedores para dispersar as pessoas que estavam concentradas no local. Não há informação sobre o motivo da confusão.
Após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima, no Peru, o Flamengo se tornou o 1º clube brasileiro a conquistar 4 troféus da Libertadores (1981, 2019, 2022 e 2025),
A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas participem das comemorações no Circuito Preta Gil.
O ponto de partida foi na Rua 1º de Março, na altura da Rua Buenos Aires. O trio seguiu até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre.
Três torres de som foram instaladas entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, onde houve uma parada para saudação à torcida.
Vias próximas como a Rua Senador Dantas, Rua México, Avenida Graça Aranha, Avenida Calógeras, Avenida Rio Branco, Avenida Marechal Câmara, Avenida Franklin Roosevelt e Avenida Presidente Wilson estarão liberadas ao trânsito de veículos.
A recomendação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) foi que o público escolhesse o metrô para chegar à festa da torcida.
As linhas de ônibus que têm no trajeto a Avenida Presidente Antônio Carlos, a Rua Primeiro de Março e trechos da Rua Santa Luzia, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Almirante Barroso, Avenida Nilo Peçanha e Rua da Assembleia tiveram o itinerário desviado.
Coletivos que fazem ponto final no Terminal Rodoviário Menezes Cortes também tiveram os locais de embarque e desembarque alterados.
Fonte: G1