Qual a melhor profissão do mercado? Como redirecionar uma carreira acadêmica ou profissional? E as tendências de mercado? Esses questionamentos estão sempre presentes entre jovens, mas também, entre os profissionais que já estão no mercado de trabalho que precisam ser permanentemente respondidas, mas que nem sempre encontram as respostas em um só lugar. Pensando nisso, Natal recebe entre os dias 20 e 22 de setembro a primeira Feira das Profissões do RN, no Centro de Convenções, e reunirá em um único local, empresas e profissionais em diferentes áreas de atuação educacional.
O evento acontece para apresentar ao público potiguar novas profissões, carreiras e modalidades que chegaram como um verdadeiro “boom” no mercado norte-rio-grandense. Na Feira das Profissões estarão reunidos os principais atores do mercado de produtos e serviços que direcionarão os visitantes na realização de novos negócios e que orientarão a todos na percepção de sua melhor escolha. Além de apontar as tendências do mercado de trabalho, evitando o excesso de profissionais em determinada área e a falta em outras.
A iniciativa de realizar a feira surgiu após a analise de mercado no Brasil, onde podemos observar uma grande entrada de capital estrangeiro, impulsionando a economia como um todo, promovendo a expansão do caracol de desenvolvimento, atingindo todas as regiões e classes sociais. Com ele, a região Nordeste tem crescido a índice um pouco superior a media nacional, e devido a isso é possível se deparar com os primeiros problemas para sustentar esse ritmo de crescimento.
Os itens mais evidentes são infraestrutura e escassez de mão-de-obra especializada. O profissional de nível superior ou com capacitação técnica está cada vez menos disponibilizado no mercado de trabalho, e é essa problemática que a Feira de Profissões pretende começar a trabalhar, tornando o Rio Grande do Norte em um celeiro de mão-de obra qualificada.
O evento terá acesso gratuito e oferecerá serviços e produtos diferentes para os visitantes. Já estão confirmadas as participações do SENAC, UNP, Faculdade Estácio de Sá, FAL, Câmara Cascudo, Ufersa, Uern, Faculdade Maurício de Nassau, Facex, Aeroclub, IMBEC, CETAD.
Todos os parceiros terão estandes espalhados pelo Centro de Convenções onde deverá ser apresentada as mais diversas formas de aprendizado de produtos, serviços e conceitos. A Feita é voltada para alunos de escolas de 1º e 2º graus, de cursos de graduação, de especializações (pós-graduação), de idiomas, de cursos profissionalizantes, intercambistas, preparatórios para OAB e exame de Proficiência em Contabilidade, concursos públicos e serviços de apoio.
Fonte: Mixmidia