O presidente da Colômbia Juan Manuel Santos durante discurso sobre a nova tentativa de acordo do acordo de paz com as Farc (Foto: Presidência da Colômbia/Reuters)

Os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano anunciaram nesse sábado (12), em Havana, um novo acordo de paz, após o “não” no referendo sobre uma versão anterior desse pacto para acabar com 52 anos de conflito armado no país.

“Alcançamos um novo acordo final para o fim do conflito armado, que integra mudanças, precisões e contribuições dos mais diversos setores da sociedade e que revisamos um a um”, segundo o comunicado conjunto lido por diplomatas dos países fiadores do processo de paz.

“A construção de uma paz estável e duradoura, objetivo ao qual responde este novo acordo, deve ser o compromisso comum de todos os colombianos que contribua para superar a polarização e que recolha todas as expressões políticas e sociais”, prosseguiu o documento.

Além disso, os negociadores convidam “toda a Colômbia e a comunidade internacional, sempre solidária na busca da reconciliação, para acompanhar e apoiar o novo pacto e sua pronta implementação para deixar no passado a tragédia da guerra, pois a paz não pode esperar mais”.

O chefe negociador da Colômbia, Humberto de la Calle, afirmou que o novo acordo é “melhor” que o assinado em 26 de setembro e rejeitado em 2 de outubro, porque “resolve muitas críticas e observações” da oposição.

O chefe negociador das Farc, Iván Márquez, disse que foram semanas duras de negociação, com o “exercício humilde de escutar”. “De nossa parte cedemos, inclusive estendendo as fronteiras que tínhamos traçado, levando-as até os limites do razoável e aceitável para uma organização político-militar, cujas armas não foram vencidas”, relatou.

As remodelações e novos elementos que contém o novo documento poderão ser consultados pela internet, embora o acordo completo ainda deva demorar alguns dias para estar disponível.

No Twitter, o líder das negociações pelas Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como “Timochenko” escreveu: “Ratificando o acordo da esperança”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também comemorou novo acordo em sua conta no Twitter: “Paz para a Colômbia. Anúncio vindos de Havana nos enchem de felicidade bolivariana. Que viva a pátria grande. Agora vamos construir a paz”. O anúncio também foi seguido por uma comemoração na Praça Bolívar, em Bogotá, no local onde está montado o ‘Acampamento pela Paz’. Os manifestantes dançaram mesmo sob chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *