
Apesar dos esforços de empresas brasileiras em reconquistar o mercado externo, agora com o dólar a seu favor, as exportações de produtos manufaturados vão cair pelo segundo ano seguido. De janeiro a novembro, o valor da média diária exportada acumula retração de 8,9% em relação ao ano passado. Foram US$ 65,3 bilhões vendidos fora do País, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A tendência para 2016 é continuar caindo, disse o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O déficit na balança comercial nesse segmento, que foi de US$ 109 bilhões em 2014, deve diminuir para US$ 82 bilhões, porque as importações vão cair em ritmo ainda maior.
Ainda que o volume de produtos exportados aumente, os valores não vão acompanhar o mesmo ritmo, uma vez que muitos dos clientes brasileiros são da América do Sul, e também enfrentam dificuldades econômicas e negociam descontos. No caso de veículos, as exportações cresceram 18,9% entre janeiro e novembro no comparativo com igual período de 2014, para 369,4 mil unidades. Em valores, contudo, houve queda de 10 1%, para US$ 9,6 bilhões. A recuperação das exportações deve ocorrer, mas levará tempo. O Brasil perdeu um pouco o pé no mercado internacional e há dificuldades em reencontrar clientes. Outro fator negativo é a queda cavalar da produção no mercado interno, que resulta em aumento de custos.