O executivo da Odebrecht Luiz Eduardo da Rocha Soares, que foi alvo da 26ª fase da Lava Jato, e que estava foragido no exterior, já está na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde sábado (2). Soares estaria nos Estados Unidos, segundo a PF, e foi preso assim que chegou ao Brasil, no dia 30 de março. A PF não informou a cidade onde o investigado foi preso.

A 26ª fase foi batizada de Xepa e deflagrada após a identificação de indícios de que a Odebrecht possuía um departamento responsável por fazer pagamentos de vantagens indevidas a servidores públicos em razão de contratos firmados pela empresa.

A missão desse departamento, chamado de “Setor de Operações Estruturadas”, era viabilizar, mediante pagamentos paralelos, atividades ilícitas realizadas em favor da empresa, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF).

O setor tinha um sistema informatizado próprio utilizado para armazenar os dados referentes ao processamento de pagamentos ilícitos e para permitir a comunicação reservada entre os executivos e funcionários envolvidos nas tarefas ilícitas, ainda de acordo com o MPF.

Sobre o assunto, a Odebrecht diz que “a empresa tem prestado todo o auxílio nas investigações em curso, colaborando com os esclarecimentos necessários”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *