Ovo de Páscoa com beijinho e brigadeiro montado pela doceira Andressa Paganini, de Volta Redonda (Foto: Cristiane Mendes/G1)

Um estudo feito por pesquisadores britânicos com 25 mil homens e mulheres mostrou que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares.

A ingestão de chocolate amargo já foi associada no passado, por meio de diversos estudos, a uma melhor saúde cardiovascular, mas sem que qualquer relação de causa e efeito tenha sido claramente estabelecida. A pesquisa atual, apresentada em artigo publicado on-line na revista britânica especializada “Heart” (do grupo BMJ), mais uma vez apresenta estatísticas, mas não analisa qual seria o mecanismo que poderia fazer com que o chocolate influencie a saúde do coração.

Para este estudo, um grupo de pesquisadores britânicos procurou analisar as correlações entre o consumo de chocolate e a saúde cardiovascular do grupo de 25 mil homens e mulheres que moram em Norfolk (leste da Inglaterra) e o acompanhou durante, em média, dez anos.

Os cientistas colocaram em relação as quantidades de chocolate que os participantes declaravam consumir e os dados sobre sua saúde cardiovascular: taxa de colesterol, ocorrência de acidentes cardíacos, de acidente vascular cerebral (AVC) e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *