As sensações para quem está em uma nave espacial são diferentes de quem está em terra firme.

Depois de alguns dias no espaço, os astronautas perdem o paladar e deixam de sentir o gosto da comida.

Para resolver essa questão, estudantes do Sesi Vila Canaã, em Goiânia, no estado de Goiás, criaram o “chiliclete”, um chiclete de pimenta capaz de trazer de volta o gostinho dos alimentos.

O produto foi criado por sete alunos de Ensino Médio. Entre eles o estudante Miguel Dutra, de 16 anos, conta como surgiu a ideia de fabricar um chiclete para ajudar os astronautas quando estão em órbita.

Uma solução simples e barata e com sabores de menta com pimenta e churrasco com pimenta.

O “chiliclete” pode ganhar novas utilidades além do espaço. Com os devidos ajustes na dose da pimenta, o produto já foi testado em pessoas que estavam gripadas, com nariz entupido e alcançou bons resultados.

Os estudantes contaram com a orientação de uma equipe multidisciplinar de professores e utilizaram a estrutura do Sesi.

O professor Flamarion Moreira, que acompanhou o projeto, explica que, com os avanços nas pesquisas, mais pessoas podem usufruir dos benefícios do chiliclete.

A experiência foi parar em um concurso da Universidade da Nasa, a Agência Espacial Americana, e se destacou em primeiro lugar entre 60 equipes, de 12 nacionalidades.

Os pesquisadores já abriram o processo para o pedido de patente e estão em busca de financiamento para continuar com a pesquisa e produção do chiliclete.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *