Estação de Tratamento da Caern, em Pium — Foto: Divulgação
Estação de Tratamento da Caern, em Pium — Foto: Divulgação

A lagoa da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Pium, no município de Parnamirim, na Grande Natal, rompeu entre a segunda e esta terça-feira (5) diante das fortes chuvas que caíram na região.

Com o transbordamento, os resíduos invadiram uma rua da localidade, causando transtornos aos moradores e comerciantes.

A Rua das Palmeiras foi o principal trecho afetado. A estrada de barro ficou praticamente intransitável diante da deformação ocorrida pela correnteza que se formou no local com as chuvas.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte informou que começou nesta terça o trabalho de limpeza e aterro na rua para permitir a passagem dos veículos novamente.

A Caern comunicou ainda que fará a recuperação da lagoa que transbordou e que o problema na estação cessou na tarde desta terça.

Morador de Pium há 55 anos, Joca Fernades conta que os problemas com as chuvas são antigos na localidade e que afetam muitas pessoas na região.

“Este é o percurso usado diariamente pelas pessoas que tem seus afazeres diários. São pessoas que precisam resolver variados tipos de problemas em Parnamirim. Imagina precisar ir ao hospital com urgência?”, lamenta.

A Defesa Civil de Parnamirim foi acionada pela Caern para realizar um levantamento da situação das casas na Rua das Palmeiras, na estrada do Lago Azul, principal trecho afetado.

Os moradores temem que o esgoto tenha ido em direção ao Rio Pium e à Praia de Pirangi. Em contato com o g1, o Instituto de Defesa do Meio Ambiente em Natal (Idema) informou que soube durante a tarde do problema e que vai reunir informações e dados da questão para fazer uma visita técnica ao local na quarta-feira (6).

Rio Pium

O alto volume atingido pelo Rio Pium com as chuvas recentes na Grande Natal também alagou ruas da localidade e invadiu residências. Pessoas relataram perder eletrodomésticos, como geladeiras, e precisaram sair de casa usando barcos.

Quem não conseguia utilizar os barcos, precisava encarar a água até a altura do peito em muitos casos para poder deixar a residência (veja reportagem abaixo).

A água também causou transtornos na ponte do Rio Pium, que precisou ser interditada pelos bombeiros na tarde desta terça para retirada de galhos e melhor escoamento na região. A preocupação era de que a ponte fosse coberta pelo nível da água.

A reparação feita pelo Corpo de Bombeiros gerou grande congestionamento na rodovia.

Interdição na Rota do Sol

Esse não foi o único caso em que uma estação transbordou na Grande Natal de sexta-feira (1) até esta terça. Outra estação de tratamento de esgoto rompeu no fim de semana e deixou a Rota do Sol, principal acesso às praias do litoral Sul, intransitável.

Nesta terça-feira, um motorista tentou cruzar o trecho, mas precisou abandonar o carro e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *