SEBASTIÃO CALDAS Foto_N (1)

GERAÇÃO FOTOVOLTAICA DE ENERGIA ELÉTRICA – 

Modelo Brasileiro de Produção de Energia – 

Em nosso país, predomina a produção de Energia Elétrica, partindo-se da energia potencial de grandes reservatórios de água.

usina-itaipu-binacional

Usina Hidrelétrica – Nesse modelo a energia é gerada em grandes reservatórios e transmitida aos centros de consumo por longas linhas de transmissão (LT). Nos centros consumidores, a energia é distribuída por Redes de Distribuição (RD).

AA

Modelo Brasileiro – Tal modelo implica em grandes custos, grandes perdas, além de danos ambientais que se tornam empecilhos intransponíveis para ampliação da oferta de energia gerada neste modelo. O processo todo (transmissão e distribuição) implica em perdas médias da ordem de 17% de toda energia gerada.  Falamos sobre algo como a energia suficiente para atender a todo o Estado do Paraná. Estas são as razões pelas quais se prevê escassez e aumento de custo da energia gerada neste modelo. E o país necessita de Energia para a manutenção e para o crescimento indispensável da economia.

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Energia Eólica

O Brasil tem adotado de forma crescente o modelo eólico como alternativa às hidrelétricas. O impacto ambiental é consideravelmente menor, embora os investimentos necessários aos parques eólicos sejam muito significativos. O sistema de “Leilões” tem sido utilizado como forma de atrair capital privado para investimentos no setor. Os parques eólicos são, quase sempre, empreendimentos muito grandes e adotam o modelo centralizado da geração de energia. Esta precisa então ser transmitida por longas distâncias o que volta a implicar em grandes perdas. A energia eólica é passível de produção, apenas onde há correntes eólicas; Basicamente no litoral e nos platôs.

O mapa abaixo mostra o potencial de produção de energia eólica no Brasil. Onde aparece o vermelho é mais favorável. Verde não é viável.

Mapa do Potencial Eólico no Brasil

BB

Energia Solar

A Energia Solar pode ser produzida em grande parte do território brasileiro. Para nós, no Nordeste, que temos sol o ano inteiro e com grande intensidade, a produção de Energia Solar é excelente e abundante.

O mapa abaixo mostra o potencial brasileiro de produção de Energia Solar. Vê-se o Nordeste em destaque.

CC

Potencial de Produção de Energia Solar no Brasil

Geração distribuída – Modularidade

Cada unidade de produção pode ser calculada para atender especificamente a uma aplicação. Assim, ela é instalada próxima ao consumo, eliminando a necessidade e as perdas que ocorrem na transmissão.

Pode-se atender, desde uma luminária ou uma câmera instalada em um poste de iluminação pública, até uma cidade com muitos Megawatts de potência necessária.

DD5 DD4 DD2 DD1

Geração Própria

A regulamentação brasileira estabelece condições para o consumidor gerar a sua própria energia.

O consumidor pode instalar equipamentos de geração e se interligar com a concessionária, fazendo-se a compensação entre a energia fornecida pela concessionária, com a fornecida pela “geração própria” do consumidor.

Ao final do mês, se a energia gasta pelo consumidor excede à que ele gerou, ele será cobrado pelo excesso.  Se ao contrário, o seu consumo for menor que a sua produção, ele ficará com o crédito para uso em até 5 anos.

O BNB lança agora linha específica para financiamento de investimentos em energia solar. Veja no link abaixo.

http://www.portalsolar.com.br/blog-solar/incentivos-a-energia-solar/banco-do-nordeste-lanca-financiamento-para-energia-solar—fne-sol.html .

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *