Na segunda-feira, ao comentar a crise, o premiê espanhol já havia afirmado que a reação de seu governo seria proporcional “à dignidade que representa a democracia espanhola e aos laços de irmandade que unem” os dois países.
Milei chama esposa de Sánchez de corrupta
Milei se referiu à esposa de Pedro Sánchez como uma “mulher corrupta” durante a convenção “Europa Viva 24”, um evento de líderes da extrema direita organizado pelo partido espanhol Vox, em Madri, durante o fim de semana.
“As elites globais não percebem o quão destrutivo pode ser implementar as ideias do socialismo (…), mesmo que você tenha a esposa corrupta, digamos, suja-se [sic] e tire cinco dias para pensar sobre isso”, disse Milei, em referência a um período de cinco dias de reflexão que Sánchez anunciou no fim de abril para decidir se renunciaria diante de acusações contra sua esposa.
Em abril, a Justiça espanhola aceitou uma denúncia contra a esposa do premiê, Begonã Gómez, feita pela associação Manos Limpias, um coletivo ligado à extrema direita que Sánchez acusa de estar perseguindo sua família há anos.
A Manos Limpias acusou Gómez de tráfico de influência e corrupção empresarial. No entanto, o Ministério Público arquivou depois a investigação com a alegação de que as provas apresentadas — informações da imprensa indiretamente relacionadas à esposa de Sánchez — não eram suficientes.
Segundo o portal espanhol “El Confidencial”, a investigação envolvia os vínculos de Begoña Gómez com o grupo turístico espanhol Globalia, proprietário da companhia aérea Air Europa, quando esta última estava em negociações com o governo para obter um resgate durante a pandemia de Covid-19, o que acabou conseguindo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/7/m/k9EIAuTCAEz13hoygrOw/ap24140482638385.jpg)