Escoramento é colocado a cada 2,5 metros da estrutura do canal

A Prefeitura do Natal, através da Procuradoria-Geral do Município (PGM), vai ingressar com pedido judicial para liberação das avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco, após a conclusão do escoramento provisório da laje do canal do Baldo. A informação foi confirmada ontem pelo procurador-geral do Município, Carlos Castim. “Estou aguardando o escoramento para mostrar que não há necessidade de uma decisão que atrapalhe a vida da população. Acredito que amanhã [hoje] se conclua o estudo [jurídico]. A rigor, não há risco de desabamento e esse escoramento vem para dar o reforço”, afirmou Castim.

O serviço foi iniciado nesta sexta-feira, 25, e deve ser concluído amanhã, segundo o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto.  O prazo de cinco dias está mantido, já que neste domingo, 27, não houve expediente dos trabalhadores. Na manhã de ontem, estiveram no canal o engenheiro responsável pela obra, da BMB Engenharia, João Carlos Aranha e o secretário adjunto da Semopi, Caio Múcio Pascoal. Eles analisaram o andamento das obras, e garantiram a eficácia.

Segundo o engenheiro Aranha, este escoramento antecede a recuperação definitiva do canal, mas já seria suficiente pra liberar o tráfego nas vias acima. “Acreditamos que com o escoramento é possível liberar o trânsito. Estamos trabalhando para tirar esse tumulto”, diz Caio Múcio. Terminando a colocação dos pranchões de madeira e estruturas metálicas em coluna, a proposta é instalar as vigas metálicas definitivas, com cerca de 2 metros de comprimento, no canal – no intervalo de 2,5 metros ao longo dos 76,5 metros da estrutura.

O escoramento é uma ação provisória para garantir a segurança da estrutura, que sofre risco de desmoronamento, segundo laudo pericial elaborado pelo engenheiro José Pereira da Silva, à pedido da Prefeitura de Natal. O trecho mais comprometido, segundo a Semopi, tem 18 metros e compreende a faixa de rolamento da avenida Deodoro da Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *