“Além de uma oportunidade de capacitação e emprego, concluir o curso técnico em Edificações é a realização de um sonho de criança”, declara Magno de Carvalho, 27 anos. Magno é um dos 217 técnicos diplomados na última sexta-feira (9) pela Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. No Rio Grande do Norte, a Escola Agrícola de Jundiaí é uma das ofertantes e tem atuado em 130 municípios, ofertando cursos nas modalidades de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico Concomitante com o Ensino Médio, Técnico Subsequente, Mulheres Mil, Projovem, Proeja e Jovem Aprendiz. Mais de 56 mil norteriograndenses já foram certificados pela Instituição.
Em fala o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Professor João Inácio da Silva Filho, destacou a importante missão da EAJ em promover a interiorização da formação profissional. “O nosso objetivo maior via Pronatec é promover a interiorização do ensino. Através de uma parceria entre Ministério da Educação, UFRN, Escola Agrícola de Jundiaí e Secretaria Estadual de Educação, homens e mulheres de vilas, distritos e povoados do RN têm desde 2011 acesso a formação profissional em diversas modalidades de cursos. É uma satisfação formar tantos jovens e promover o acesso a cidadania, educação e emprego no Rio Grande do Norte”.
“Não só eu, como muitos dos formandos somos de origem popular, filhos, na grande maioria, de pais agricultores e agricultoras, que deram o melhor de si para nos educar. Conviver com a pobreza, e sobreviver aos desafios impostos pela sociedade a qual pertencemos, não é fácil, foram lutas difíceis. Somos muito gratos a Escola Agrícola de Jundiaí e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que através do Pronatec possibilitaram às populações do interior de estado do RN o acesso e difusão dos conhecimentos historicamente elaborados nos campos da cultura, da ciência, da tecnologia e, sobretudo, da educação”, aponta a formanda laureada Joelma Maria da Silva.
Durante a solenidade foram diplomados alunos dos cursos técnicos em Agroecologia, Agroindústria, Aquicultura, Automação Industrial, Cerâmica, Citopatologia, Edificações, Eletrônica, Informática, Informática para Internet, Meio Ambiente, Plásticos, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Têxtil, Vestuário e Agropecuária, ofertados nos municípios de Natal e Macaíba.
Fonte: Asscom EAJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *