
Os brasileiros residentes no exterior já podem fazer a inscrição para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2015. Também está aberto o cadastro para o registro de pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL) no Japão.
Em ambos os casos, o prazo de inscrição segue até 15 de abril próximo. O exame é destinado àqueles que não puderam concluir os estudos na idade apropriada.
As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Encceja no exterior terá provas em Ota, Hamamatsu e Nagoia, no Japão. Na Europa, o exame será realizado em Portugal, Bélgica, Espanha, Reino Unido e Suíça.
Nas Américas do Sul e do Norte, os inscritos farão as provas na Guiana Francesa e nos Estados Unidos, respectivamente. A aplicação do exame nesses países será realizada pelas representações diplomáticas brasileiras, em parceria com o Inep.
As datas de realização das provas variam conforme a etapa da educação básica. Para o ensino fundamental, em 30 de maio, nos turnos matutino e vespertino. Para o ensino médio, em 31 de maio, também de manhã e à tarde.
Requisitos
Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Quem pretende obter o certificado do ensino médio deve ter a idade mínima de 18 anos completos.
Aqueles que já participaram de edições anteriores (2011, 2013 ou 2014) devem informar o número do passaporte para fins de certificação.
Os gabaritos das questões objetivas serão divulgados na página do Inep na internet até o décimo dia útil seguinte ao dia de realização do exame.
Inscrição privados de liberdade
A inscrição dos submetidos a penas privativas de liberdade (PPL) no Japão ficará a cargo do responsável no Consulado-Geral, em Tóquio. O período para cadastramento no sistema segue até 15 de abril, por meio eletrônico.
As provas do PPL serão realizadas de 1º a 12 de junho próximo, em unidades prisionais da jurisdição do Consulado-Geral em Tóquio.
Estrutura do exame
O Encceja constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:
Para o ensino fundamental:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
- Matemática;
- Historia e Geografia;
- Ciências Naturais.
Para o ensino médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior):
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.