Bilionário indiano Gautam Adani durante evento em 2022. — Foto: Rupak De Chowdhuri/Reuters

O grupo indiano Adani e a empresa brasileira Embraer assinaram nesta terça-feira (27) um acordo para a construção de aviões na Índia, que almeja virar uma referência mundial no setor da aviação.

As duas empresas estabelecerão uma “linha de montagem” e vão colaborar na produção de aviões e na formação de pilotos, entre outros, afirma um comunicado conjunto.

“O ecossistema proposto está destinado a apoiar a demanda interna e, simultaneamente, gerar um número significativo de empregos diretos e indiretos”, acrescenta o comunicado, sem revelar detalhes financeiros.

A Adani, presidida pelo bilionário Gautam Adani, é um grande conglomerado que atua nos setores portuário e de energia. Com o acordo, ele busca impulsionar seus negócios no setor aeroespacial.

A Força Aérea da Índia, país mais populoso do mundo, utiliza aviões da Embraer, incluindo o Legacy 600 e o “Netra” AEW&C, baseado no modelo ERJ145.

“A Índia é um mercado fundamental para a Embraer”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Commercial Aviation, no comunicado.

 

A Embraer anunciou em outubro que fechou o terceiro trimestre de 2025 com uma carteira de pedidos de 490 aeronaves.

Atualmente, a fabricante de aviões concentra sua produção principal no Brasil — São José dos Campos (SP), Gavião Peixoto (SP), Botucatu (SP) e Taubaté (SP) —, tem fábrica de jatos executivos nos Estados Unidos (Flórida) e instalações industriais e parcerias em Portugal e outras regiões.

Em 2025, as ações da Embraer, negociadas sob o ticker EMBJ3 na B3, acumularam alta de 57,84% e de 68,12% nos últimos 12 meses, impulsionada pela venda de aviões e novas encomendas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *