
A manhã desta terça-feira (17) não está sendo fácil para quem precisa utilizar o transporte público em Natal. A frota de ônibus circulando na cidade que circulam na capital potiguar estão operando com frota reduzida desde as primeiras horas do dia. Porém, a STTU informou que o fluxo de transportes estará regularizado até o fim da manhã.
Segundo os motoristas, a frota começou a operar de no início da manhã devido às incertezas sobre possíveis novos ataques. Em algumas linhas, sobretudo as que saíram de terminais na zona Norte e em Nova Parnamirim, os veículos estavam lotados. Já em linhas que partem de outros bairros da zona Sul, o fluxo era pequeno.
Às 6h30, a quantidade de pessoas nas paradas de ônibus de Mirassol e Shopping Via Direta, na zona Sul, era bem menor se comparado com dias normais. Contudo, às 8h30, as paradas da Ribeira estavam com movimento normal e com quantidade de ônibus também dentro da média.
Escolas cancelam aulas
A falta de segurança e a diminuição do número de ônibus afetou o funcionamento das escolas na capital potiguar. Várias escolas da rede privada cancelaram as aulas desta terça-feira pelo menos no turno da manhã.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, não existe nenhuma orientação oficial para o cancelamento das aulas, mas alguns diretores dispensaram os alunos das atividades nesta manhã. Uma delas é a Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, no bairro de Petrópolis, na zona Leste da capital potiguar.
Por volta das 7h15, muitos alunos deixavam o prédio para voltar para casa. Uma hora depois, já não havia estudantes no local. Já na Escola Estadual Augusto Severo, também em Petrópolis, os professores foram liberados por falta de alunos na unidade. Apenas 58 dos 330 que estudam no local apareceram durante a manhã. As aulas só devem ser restabelecidas caso haja estudante no turno da tarde.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), maiores universidades da capital, ainda não se posicionaram sobre o funcionamento nesta terça-feira. Em alguns casos, os próprios professores cancelaram as aulas. Na Universidade Potiguar (UnP), as aulas devem acontecer normalmente. No início da manhã, funcionários retiravam os tapumes que haviam sido instalado no final de semana. Na Unifacex, desde a noite de ontem as aulas do turno matutino foram canceladas.