“Elle”, do holandês Paul Verhoeven, ganhou nessa sexta-feira (24) o César de melhor filme, e Isabelle Huppert, que interpreta a protagonista, o de melhor atriz, um grande respaldo a dois dias da premiação do Oscar 2017, no qual a francesa concorre nessa mesma categoria.

O thriller subversivo de Verhoeven já tinha levado dois Globos de Ouro – o de melhor filme estrangeiro e o de melhor atriz para Huppert.

Mas as atenções ficaram divididas com “É apenas o fim do mundo”, do canadense Xavier Dolan, que levou os prêmios de melhor diretor, melhor ator – para Gaspard Ulliel – e melhor edição.

Já “Eu, Daniel Blake”, do diretor britânico Ken Loach, recebeu o César de melhor filme estrangeiro, desbancando, entre outros, o brasileiro “Aquarius”, de Kleber Mendonça.

Loach, que já ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, não estava na cerimônia que aconteceu na Salle Pleyel, em Paris, mas enviou uma mensagem pedindo para que sejam preservados os direitos dos cidadãos e que a esquerda “acorde” frente aos ataques da direita, em um país em plena pré-campanha eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *