Para se inscrever, é necessário acessar a plataforma Mais Cultura RN, através dos passos: maiscultura.rn.gov.br – “Editais” – “Editais PNAB”.
O Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, foi aberto neste mês de janeiro. O Bloco 1, que está aberto, é o primeiro de cinco blocos que serão lançados ao longo do ano.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/RN), todo o ciclo 2 – com os blocos que ainda serão lançados – tem investimento previsto de R$ 25 milhões.
O investimento abrange, além dos editais, atividades estruturantes e ações de formação e requalificação de equipamentos culturais, incluindo a finalização do Cine Panorama, em Natal, e a reforma do Teatro Adjuto Dias, em Caicó, além de obras na Casa de Cultura de Macau e na Pinacoteca.
Entenda o Bloco 1
➡️ O “Bloco I – Premiação” é o primeiro de uma série de cinco blocos de editais culturais que compõem o cronograma de 2026.
➡️ Este lote inicial disponibiliza 381 vagas e um investimento de R$ 6.079.000,00, voltados ao reconhecimento de trajetórias e iniciativas artísticas em todo o estado
➡️ Para cada edital lançado, será disponibilizada uma Cartilha Acessível, que explica os documentos de maneira simples e detalhada.
Confira os editais do bloco 1
O Bloco I foca na valorização e premiação de trajetórias e ações culturais realizadas anteriormente no Rio Grande do Norte.
Confira os editais :
- Trajetórias Artísticas e Culturais: Reconhecimento da contribuição à memória e identidade potiguar.
- Culturas Tradicionais e Populares: Voltado para artesanato, capoeira, movimentos juninos e de carnaval.
- Circos Itinerantes Tradicionais: Premiação específica para circos itinerantes tradicionais.
- Cultura Urbana e Periférica: Premiar ações realizadas anteriormente em contextos urbanos e periféricos.
- Cultura Cigana: Premiar ações que valorizam os conhecimentos e práticas culturais tradicionais ciganas.
- Cultura de Povos de Terreiro de Matriz Afro-ameríndia: Premiar ações que valorizam os conhecimentos e práticas culturais dos Povos de Terreiro de Matriz Afro-ameríndia.
- Cultura Indígenas: Premiar ações que valorizem os conhecimentos e práticas culturais tradicionais dos povos indígenas do Rio Grande do Norte.
- Cultura Quilombola: Premiar ações que valorizem os conhecimentos e práticas culturais tradicionais dos povos quilombolas do Rio Grande do Norte.
Os próximos blocos
A execução da PNAB RN em 2026 seguirá com o lançamento de outros 4 blocos nos primeiros meses do ano, totalizando 27 editais ao fim do processo. Confira o que está previsto:
- Bloco II – Cultura Viva: Focado no fortalecimento da rede de Pontos e Pontões de Cultura do RN, com editais de premiação e fomento para articulação de redes regionais e temáticas.
- Bloco III – Fomento às Linguagens Artísticas: Contemplará 09 editais abrangendo: Artes Circenses, Artes Integradas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Jogos Eletrônicos, Livro, Leitura e Literatura, Música e Teatro.
- Bloco IV – Apoio à Diversidade Cultural: Dedicado a propostas que promovam a representatividade de Mulheres na Cultura, Cultura LGBTQIAPN+, Cultura Negra e Cultura Urbana e Periférica.
- Bloco V – Aquisição e Manutenção: Inclui auxílio financeiro para aquisição de bens e insumos, subsídio para manutenção de espaços artísticos e o edital para a gestão do Cine Panorama.
☎️ Para dúvidas sobre Editais do Bloco I, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: 84 98614-4427. O atendimento é realizado em dias úteis, das 09h às 17h.
A Secult também disponibiliza atendimento presencial, realizado no Complexo Cultural Rampa, em dias úteis, das 09h às 17h. O atendimento presencial pode ser agendado previamente, via whatsapp.
Fonte: G1RN
