E O ANO CHEGOU –

Sabemos que o ano chega quando surgem eles: os boletos! IPVA, IPTU, ANUIDADE DE CONSELHO. Estamos livres das listas de materiais e fardamentos escolares (que alívio!),  mas estes outros são figurinhas constantes nos gastos.

O ano chega com boletos e planos (metas, sonhos) que tentamos honrar.

Antes eu fazia uma lista dos planos e colava no guarda-roupa para olhar todos os dias. Depois passei a anotar no planner e a acompanhar animadamente – ou não! – a evolução que conseguia.

Este ano fiz diferente. Pensei na frase de Neil Armstrong: “ um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade” e a reconstruí: “um passo sem importância para a humanidade, um grande salto para mim”.

E foi assim que entrei na natação!

Aos 51 anos de idade comprei minha primeira touca e meu primeiro óculos e decidi ir para a aula.  Recebi apoio em casa e tenho sido uma aluna aplicada, sem faltar aulas, tentando me superar a cada dia. Só não é fácil!

Preciso descer 7 degraus na piscina e sempre me recordo dos 7 pecados capitais. A preguiça por não tentar? Vou vencer! A ira por estar tão fria a água? Vou vencer! A gula? Não consegui associar com a natação, mas geralmente lembro dela também como uma companheira de longas datas.

Enfim (amo dizer ENFIM!), faz um mês que venho tentando, me esforçando, comemorando pequenas conquistas.

É o meu grande salto de 2026!

Desejo que cada um tenha também planos – metas – sonhos que busque realizar este ano.

Mais ainda, desejo que tenham pessoas ao lado apoiando qualquer que seja o plano escolhido e que se permitam alegrar-se por cada conquista. Nem que seja um pequeno passo. Nem que seja um pequeno nado.

Na verdade, nada é pequeno se olharmos com carinho…

Feliz 2026!

 

Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista, autora de “O diário de uma gordinha” e Escritora

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *