
O Brasil ganhou o 12º Mundial em Piscina Curta com uma bagagem preciosa: sete medalhas de ouro, uma de prata, duas de bronze, dois recordes mundiais, dois recordes de campeonato, e 22 novas marcas brasileiras e sul-americanas. Como se não bastasse, Felipe França saiu como o maior medalhista de ouro da competição com cinco vitórias, e a natação feminina vê nascer uma nova referência, Etiene Medeiros, primeira mulher no país a ganhar uma medalha de ouro em um Mundial de piscina da FINA. As nadadoras foram responsáveis por 13 das marcas continentais superadas na competição.
Etiene Medeiros ganhou a medalha de ouro com recorde mundial nos 50m costas (25s67) e se tornou a primeira brasileira a ser recordista mundial e campeã num Mundial de Natação da FINA. Antes dela, apenas as maratonistas aquáticas Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto tinham um ouro mundial na carreira. Na final dos 50m costas, a brasileira venceu a super recordista mundial, a húngara Katinka Hosszu (25s96) e a australiana Emily Seebohm (25s67).
Etiene é fruto de muito trabalho. A pernambucana de 23 anos vem se destacando desde os 17, quando foi vice-campeã nos 50m costas do Mundial Júnior da Fina, na cidade de Monterrey, em 2008. No entanto há dois anos mudou radicalmente sua vida de atleta e isto coincidiu com a grande reformulação que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos fez na estratégia para tratar os gêneros na natação. O superintendente técnico, Ricardo de Moura, com a aprovação do presidente da entidade, Coaracy Nunes Filho, colocou sob sua supervisão mais dois coordenadores: Alberto Silva, para tratar a natação masculina e Fernando Vanzela, para cuidar da natação feminina. A medida se mostrou um sucesso, pois ela saiu do 10º lugar no Mundial em Piscina Curta de Istambul em 2012 para o ouro em Doha.
O último dia em Doha foi de tirar o fôlego. Cesar Cielo abriu a torneira dourada quando bateu na placa de chegada em 45s75. Em segundo, o francês Florent Manaudou, 45s81 e em terceiro, o russo Danila Izotov (46s09). Algoz de Cielo nos 50m livre, o francês viu o brasileiro dar o troco em grande estilo. Mas Cielo ainda voltaria ao pódio dourado, desta vez com Guilherme Guido, Felipe França Silva e Marcos Macedo no revezamento 4x100m medley. Cesar resumiu o sentimento da equipe após a prova.