O diretor da CIA, a agencia de inteligência americana, David Petraeus, apresentou nesta sexta-feira (9) sua carta de renúncia ao presidente Barack Obama, após reconhecer ter tido uma relação fora de seu casamento.

Na carta, Petraeus afirmou que esteve casado durante 37 anos e que sua infidelidade mostra um “critério extremamente pobre” e um “comportamento inaceitável tanto como marido, como líder de uma organização” como a CIA.

Petraeus foi nomeado em abril do ano passado para suceder o atual secretário de Defesa, Leon Panetta, e tomou posse do cargo em setembro do mesmo ano após seu retorno do Afeganistão. No país asiático foi comandante da Força Internacional para a Assistência à Segurança (Isaf) de julho de 2010 a julho de 2011.

O já ex-diretor da CIA é general reformado das Forças Armadas americanas e, previamente, tinha sido principal responsável militar americano da Força Multinacional no Iraque desde janeiro de 2007 até setembro de 2008. Nesse posto, foi um dos responsáveis pela estratégia no Iraque que contribuiu para a queda dos níveis de violência no país árabe.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aceitou a renúncia de David Petraeus, e destacou seu “extraordinário serviço” durante décadas ao país. “Sob qualquer medida, ao longo de sua vida de serviço, Petraeus tornou nosso país mais seguro e forte”, disse. O presidente americano expressou sua “plena confiança” no diretor interino, Michael Morell.

A mensagem de Obama também menciona a mulher do diretor da CIA. “Meus pensamentos e orações estão com Dave e sua mulher Holly, que fez tanto para ajudar as famílias dos militares através de seu trabalho”.

Fonte: Exame/EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *