dicas-de-saudeDores nos Ombros

Nossos ombros são essenciais nos complexos movimentos da parte superior do nosso corpo. Eles ajudam a manter o equilíbrio e nos dá força quando precisamos carregar objetos, e muitas vezes fazemos pressão neles até mesmo sem perceber, o que pode ocasionar dores e tensões musculares. Conheça algumas dores mais comuns nessa área, e saiba como tratá-las e preveni-las.

  1. TENDINITE – Se você distendeu seus braços durante o dia em alguma atividade, isso afeta as juntas dos ombros, causando dor e desconforto. Caso não seja tratado, essa inflamação pode piorar, ocasionando tendinite. Se ela piorar, o braço começa a emitir pequenos estalos quando você se movimenta, o que aumenta a dor. Tratamento – Antes de tudo, o melhor a fazer é repousar. Aplicar gelo na área afetada e tomar anti-inflamatórios ajuda a aliviar a dor. Se o desconforto persistir por semanas seguidas, o ideal é fazer um exame de raio-x ou ultrassonografia para ver o quanto a área está afetada. Em alguns casos, o médico pode recomendar fisioterapia para curar e fortalecer os tendões, além do uso de esteroides. Prevenção – Evite movimentos repetidos e sem pausa. Faça pequenas pausas durante o dia em suas atividades. Sente-se confortavelmente e com a coluna reta. Nas atividades em pé, faça alguns movimentos e tente descansar um pouco. Um exercício muito simples e de grande ajuda é inclinar-se para frente, tentando encostar os dedos das mãos nos dedos dos pés. Você pode também puxar os joelhos em direção ao peito, segurar por alguns segundos e soltar. Faça esses exercícios dez vezes repetidas.
  2. OSTEOARTRITE – Ela surge quando a cartilagem entre os osso está corroída. Quando você mexe uma junta com esse problema, a dor é imediata, seguida de estalos. A dor é gradual e pode ficar mais intensa se você pressionar demais a área. Limitando os movimentos. A osteoartrite pode ser primária, relacionada ao uso da idade; e secundária, que ocorre como consequência de outras doenças. Tratamento – A osteoartrite não tem cura. Ao diagnosticar a doença, o médico pode recomendar o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, suplementos de vitamina, fisioterapia, repouso e até mesmo acupuntura. Em ultimo caso, pode indicar o procedimento cirúrgico para recuperar as juntas. Prevenção – Distensões musculares e obesidades são as principais causas da osteoartrite secundária. Portanto, o ideal é praticar exercícios como natação e hidroginástica. No trabalho, tente não ficar parado por muito tempo na mesma posição.
  3. OMBRO DESLOCADO – Distensões e deslocamentos são problemas distintos, mas podem acontecer da mesma forma, pois surgem após uma ação ou trauma causado por exercícios físico forçado, um acidente ou mesmo uma queda que cause impacto direto no ombro, o que pode deslocar ou distender o ombro.No caso das distensões, os ossos ficam levemente separados antes de voltar à posição normal, enquanto o deslocamento ocorre quando os ossos já estão consideravelmente separados, e isso pode ser doloroso. O ombro pode ficar inchado e com hematomas, inclusive em volta do pescoço. Também podem surgir saliências na pele.Tratamento – Procure um médico imediatamente. Não tente colocar o ombro à sua posição normal, isso só pode ser feito por um especialista. Ele pode indicar fisioterapia para evitar que isso aconteça novamente. Prevenção – Evite quedas, acidentes, tombos e qualquer outro movimento brusco que possa deslocar os seus ombros. Em alguns casos é feito até procedimento cirúrgico voltar o ombro ao normal.
  4. OMBRO CONGELADO – O nome científico deste problema é capsulite adesiva. É uma doença que causa inflamação na cápsula articular do ombro, e que pode ser causada após um trauma ocorrido há meses. Os sintomas são dores constantes, mesmo em repouso.Tratamento – O ideal é realizar todos os procedimentos médicos após um deslocamento ou qualquer outro problema que afete os ombros, que pode desencadear a capsulite adesiva. Prevenção – Um problema no ombro deve ser tratado adequadamente, desde uma distensão ou bursite. Evite aplicar muita força nos ombros, e converse com seu médico para saber quando você pode voltar à sua rotina normal. Fisioterapia é importante, mesmo que não tenha dores frequentes.
  5. PROBLEMAS NO MANGUITO ROTADOR – Os manguitos rotadores são os quatro músculos localizados entre a escápula do ombro e o braço, e são responsáveis pelo movimento circular do ombro. Se esses músculos distendem, consequentemente os músculos e tendões em volta do ombro podem sair do lugar. O resultado é uma dor intensa que pode impedir o movimento dos braços. Esse problema pode surgir através de problemas degenerativos ao longo do tempo.Tratamento – O médico pedirá exames como raio-x e prescreverá analgésicos, anti-inflamatérios e repouso. Neste caso, a cura pode levar mais. Prevenção – Fortalecer os músculos do ombro é a melhor prevenção contra doenças no manguito rotador.
  6. MANGUITO ROTADOR COMPRIMIDO – Quando o manguito rotador fica comprimido entre os ossos e o ombro, pode inflamar os músculos e tendões ao redor. O problema surge por causa das atividades diárias repetitivas, principalmente quando você precisa levantar as mãos abaixo da altura do ombro. Os sintomas incluem dores agudas e cortantes quando você tenta levantar o braço e retorná-lo à posição normal. Você pode também sentir uma alta sensibilidade na região afetada.Tratamento – O ideal é repousar e tomar anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo esteroides em alguns casos. Evite levantar muito os braços. Prevenção – Antes de praticar qualquer atividade que você tenha que fazer força nos ombros, lembre-se de alongá-los. Outra forma de evitar esse problema é prestar atenção à sua postura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *