down_m

Dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi escolhida em alusão aos três cromossomos número 21, que são a principal característica da doença. Atualmente, estima-se que a população de Síndrome de Down no Brasil seja de 300 mil habitantes.

Algumas características são olhos com pálpebras estreitas, íris com manchas brancas, cabeça pequena, boca que se mantém aberta e com a língua para fora, musculatura mais flácida, comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta. O dia não faz menção apenas aos portadores, mas celebra e incentiva a sensibilidade para pessoas com deficiência intelectual.

A Síndrome de Down já conta com diversos tratamentos que avançam a cada dia em busca da inclusão social e da independência dos portadores. A síndrome recebe o nome em homenagem a John Landon Down, um médico britânico que foi quem descreveu a síndrome em 1862.

Segundo dados da Fundação Síndrome de Down, a estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais da criança. O ideal é que esses pequenos sejam matriculados em escolas regulares, onde possam desenvolver suas potencialidades e interagir com colegas e professores. No entanto, alguns casos exigem que a criança tenha um acompanhamento em escola especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *