/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/h/j/TkXuuzQBiqOmqsm3aVew/sandro-menezes.jpg)
Celebrado no dia 20 de novembro, próxima segunda-feira, o Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional, mas é dia de folga para trabalhadores em pelo menos seis estados do país. Algumas cidades também contam com feriados municipais, criados por leis locais.
Mas a data de 20 de novembro é de feriado no Rio Grande do Norte? A resposta é não.
O Dia da Consciência Negra, que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, não é feriado estadual no Rio Grande do Norte, nem feriado municipal nas principais cidades potiguares, como Natal e Mossoró.
No entanto, a capital potiguar terá um feriado municipal na próxima terça-feira (21). Na data, Natal comemora o dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade.
Dia da Consciência Negra
Zumbi dos Palmares foi símbolo da resistência negra à escravidão e líder do Quilombo dos Palmares – comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial.
Em 2003, a data da morte dele foi escolhida para representar o Dia da Consciência Negra com o objetivo de chamar a atenção para a reflexão sobre a posição dos negros na sociedade.