Cortejo da Tia Ciata acontece dia 20 de novembro para homenagear Zumbi dos Palmares — Foto: Guilherme Silva/Divulgação

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data é no próximo domingo (20) e no Rio de Janeiro será comemorado com muita festa.

O feriado foi institucionalizado em 2011 e é uma data separada para o orgulho da pele negra e para combater o racismo presente na sociedade. Confira abaixo os eventos que comemoram o orgulho negro e reafirmam a causa.

Cortejo da Tia Ciata

Depois de dois anos sem acontecer por causa da pandemia, o tradicional Cortejo da Tia Ciata (1854-1924) volta a desfilar pelas ruas em sua oitava edição. O desfile começa às 10h nas ruas da Praça Onze, no Centro do Rio.

O desfile é organizado por Gracy Mary Moreira, bisneta de Ciata, que gere o Instituto que leva o nome da matriarca do samba.

O cortejo sai do Terreirinho de Tia Ciata embalado por música, ijexá, maracatus, jongos e rodas de capoeira e vai em direção da Avenida Presidente Vargas para uma homenagem à estátua da matriarca com Zumbi dos Palmares, passa pela Marquês de Sapucaí e retorna para a Praça Onze.

A comemoração termina com uma roda de samba com a presença de diversos sambistas e carnavalescos.

Quilombo Sacopã – Novembro Negro Rio 2022

Quilombo Sacopã tem programação especial no dia da Consciência Negra — Foto: Divulgação

No tradicional quilombo Sacopã, que existe há quase 110 anos nos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, a festa começa às 10h e só termina a noite, sem hora para acabar. O evento é promovido por uma iniciativa da prefeitura e conta com a presença e intelectuais e artistas.

A entrada custa R$40 reais e dá direito a uma feijoada feita à lenha servida em buffet. A comida será self service e começa a ser servida às 14h e vai até 17h.

O dinheiro será destinado à troca do telhado do quilombo.

Confira a programação

  • 11h – Conversa com o líder do quilombo, Luiz Sacopã e outros intelectuais: Luciana Firmino, Acácio do Canal Futura, Luciana e Dandara do Projeto Seta;
  • 11h30 – Bate-papo com Pâmela Carvalho sobre a importância do dia 20 de novembro para o enfrentamento ao racismo;
  • 12h30 – Conversa com Gaby Makena sobre a importância de uma educação afrocentrada na alfabetização;
  • 14h – Pré-estreia inédita do documentário MIMBÓ;
  • 15h20 – Poesia com Elisa Lucinda e Geovana Pires;

 

Paraíso do Tuiuti homenageia Helena Theodoro e Vilma Melo

A Ala das Passistas da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti fará uma homenagem à doutora em filosofia, Helena Theodoro, e à atriz, Vilma Melo, no domingo (20), às 14h, na quadra da Escola, no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Unidos da Tijuca recebe festival Kilariô Festival

O Kilariô Festival que celebra o dia da consciência negra e a cultura urbana, com mais de 15h de festa, acontece neste sábado (19) e segue pelo domingo (20), na quadra da Unidos da Tijuca, Santo Cristo, na Zona Norte do Rio. Entre as atrações estão o rapper BK’, Tati Quebra Barraco, N.I.N.A, Amiri, Bonde das Maravilha, DJ Afrolai, roda de samba Pede Teresa, Tago, Julia Costa e Shury e muito mais.

Durante o eventos, os organizadores farão homenagens – por conta dos trabalhos desenvolvidos, tanto dentro do samba quanto pela representatividade que cada uma passa para as novas gerações – à Helena Theodoro, referência dentro do samba e na área acadêmica. Será homenageada também Vilma Melo referência para as jovens negras das comunidades cariocas.

  • Serviço
  • Kilariô Festival
  • 19 de novembro a partir de 14h
  • Ingressos a partir de R$ 20 à venda em https://bit.ly/3MxRzbW
  • Endereço: Quadra da Unidos da Tijuca – Av. Francisco Bicalho, 47, Santo Cristo, Rio

2ª edição do festival da Consciência Negra – Conhecer o passado para compreender o presente e lutar pelo futuro

No Teatro Prudential, na Glória, Zona Sul do Rio, acontece a 2ª edição do festival da Consciência Negra. A comemoração começa no dia 18 e encerra dia 20. O evento tem como objetivo quebrar barreiras e construir pontes, fortalecer laços entre Brasil e o Continente Africano.

Sandra Sá é atração do primeiro dia do festival com show da artista. Outros artistas e intelectuais negros participam desta edição, como o escritor e palestrante angolano João Canda, Paulo Chavonga, Suzzy, o cantor Mû Mbana, o compositor Dog Murras e a atriz e apresentadora de TV Celma Pontes.

Confira a programação completa

  • 18/11 – “Show Sandra de Sá”, às 20:30 – Classificação etária 12 anos- Interno – Pago.
  • 19/11 – Histórias Africanas: Contar, cantar e Ensinar | palestras e roda de conversa, às 11h – Classificação Livre – Interno – Grátis.
  • 19/11 – “Artes Plásticas e Representação Negra”, às 11h – Classificação Livre – Interno – Grátis.
  • 19/11 – Almoço: Comidas Típicas Africanas, às 12:30 – Classificação Livre – Espelho D’água Pago
  • 19/11 – “Literatura em África: Aspectos fundamentais, diversidade etnolinguística, cultura e experiências práticas”, às 14h – Classificação Livre – Interno – Pago
  • 19/11 – Filme “Mutu Mbi” e Bate-papo com a atriz principal e elenco Livre Interno às 14h Gratuito
  • 19/11 – Bate-papo: Pensar África e Sessões de Autógrafos de livros de autores africanos, às 18:10 – Classificação: Livre – Espelho D’água – Grátis.
  • 19/11 –Show “Mû Mbana”, com participação especial do compositor e intérprete angolano Dog Murras, às 20h – classificação: Livre – Local Interno – Pago.
  • 20/11 – Teatro “O Pequeno Herói Preto” – às 16h – Classificação: Livre – Local Interno – Pago.
  • 20/11- Teatro “Negra Palavra/Solano Trindade” – às 20h – Classificação 12 anos Local Interno – Pago.

“Sarau “Sankofa” no CCBB

O CCBB Educativo do Rio preparou diversas atividades gratuitas para todas as idades, que acontecem no domingo. Será uma tarde divertida com atividades que valorizam a cultura negra, fundamental na formação da identidade brasileira.

“Sankofa”, na tradição africana simboliza a importância de olhar para o passado e construir um futuro melhor. O sarau Sankofa convida a todos para uma tarde de música, contação de história e confecção das bonecas Abayomi. Programação imperdível para toda a família. As atividades do “Sarau “Sankofa” acontecem na Sala do CCBB Educativo, no 1º andar do Centro Cultural Banco do Brasil, que fica na Rua Primeiro de Março, 66 , Centro, Rio de Janeiro.

Confira a programação completa:

  • 14h – Contação de história com a equipe de educadores do CCBB Educativo
  • 14h30 – Oficina de bonecas Abayomi com a educadora convidada, Heloísa Mendes
  • 15h – Livro Vivo com a arte educadora Letícia
  • 15h30 – Contação de história com os educadores Amanda e Natan
  • 16h – Oficina de bonecas Abayomi com a educadora convidada Heloísa Mendes
  • 16h30 – Oficina de percussão corporal com os educadores Vândila Valentim e Natan Rosa

‘Reparação da escravidão e o direito de voltar ao continente africano’

 

No dia 21 de Novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e a OAB Rio, realizam uma série de debates sobre a escravidão no país.

As palestras acontecerão no salão nobre Antônio Modesto da Silveira, na Avenida Marechal Câmara, 50, 9ª andar, Centro, Rio de Janeiro.

 

 

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *