AB SOARES

João Batista Soares de Lima

“Se queres enriquecer Pítocles, não lhe acrescentes riquezas: diminui-lhe os desejos” (Epicuro).

Cito esta máxima de Epicuro apenas para conclamar a todos à uma reflexão. Afora os que se dizem ateus, todos nós temos uma noção da Divindade; uns com uma noção mais, digamos assim, humanizada; outros com uma visão mais transcendente; uns imaginando um Deus separado de si mesmos; outros vendo Deus em tudo e em todos.

Há uma semana atrás, assisti na TV Cultura uma matéria com os índios guaranis. Fiquei maravilhado com a noção que eles têm de Deus! E fiquei mais maravilhado ainda com a forma como eles se veem a si mesmos perante Deus. (Vale a pena vocês pesquisarem sobre isto).

Mas, voltando ao tema, gostaria que nós refletíssemos sobre: que tipo de relação cada um de nós tem com Deus; em que patamar O colocamos. Se para alguns isso pode parecer tolice, explico melhor. Muitos de nós vivemos tão atarefados com o cotidiano que nossa relação com Deus fica superficial e rotineira; oramos a Ele quase que “no automático”, ou, então, “em paralelo” – rezamos, oramos, enquanto fazemos outras coisas.

Não nos reservamos para orar, não aquietamos a nossa mente; a nossa oração, feita assim, não passa de um balbuciar de palavras desconectadas de nossa alma; e, claro, dessa forma não nos conectamos com Deus, não entramos em harmonia com Ele. Alguém poderia dizer: Não existe coisa pior do que isto, não é? É verdade! Mas, infelizmente tem coisas piores!

Existem pessoas que estão tão presas às coisas materiais que nem tempo para Deus têm! Ou ainda pior, o seu deus é o dinheiro, o emprego, o carro novo, a casa nova, os filhos, a namorada ou namorado, o poder, as conquistas, os vícios, visto que os valorizam mais do que a Deus!

É para este ponto que eu gostaria de chamar sua atenção, meu querido amigo, minha querida amiga. Veja como você está vivendo, analise honestamente suas atitudes, e veja se você está dando o devido valor à sua relação com o Divino. Porque, se você estiver vivendo os ensinamentos de Deus no seu dia a dia, você é feliz, compreensivo e bom.

Mas se você não estiver praticando os ensinamentos do Cristo, de nada adiantará tudo o que você estiver fazendo, porque seu foco estará na satisfação dos desejos, e eles (os desejos) são insaciáveis. Além do mais, a satisfação dos desejos materiais não satisfaz às necessidades da alma.

Porém, se você já pratica os ensinamentos do Cristo, cumpre as suas responsabilidades perante Ele, entrega o resultado de tudo o que você faz a Ele, e confia n’Ele, bem-aventurado és, pois já vives, na prática, tudo que aprendeste nos Evangelhos e na escola da vida! Segue, pois, em frente; e não te esqueças de ajudar o teu próximo a encontrar a Luz, agora que já caminhas na claridade do amor do Pai.

João Batista Soares de Lima Ex Secretario de Tributação do RN e componente da Arca da Aliança – Movimento Cristão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *