Professores de cursinhos e escolas de Natal comentaram em entrevista ao Nominuto, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgado ontem (14) por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados gerais da prova mostraram que mais de 500 mil candidatos zeraram a prova de Redação.

O professor Edson Carlos, que leciona a disciplina em uma escola da capital comentou o baixo rendimento dos candidatos. “Os nossos jovens não tem uma boa produtividade na redação, até porque os alunos não têm o hábito da leitura e isso acaba gerando um déficit na formação dos alunos”, explica.

O professor relatou ainda que o Ministério da Educação (MEC) orientou os professores a ter um maior critério na hora da avaliação das provas e novos critérios foram modificados. “Hoje são divididos em cinco critérios, sendo eles: o domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta da prova (redação), argumentação, coesão e coerência, além da capacidade de solução da proposta, que é o mais difícil para os alunos”, afirmou o docente.

Já em relação à prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, professor Roberto Silveste relatou uma melhora dos alunos na prova de Física “Na nossa prova houve um aumento de 2,5% da média em relação ao ano passado. Já em Matemática tivemos uma queda em relação a prova de 2013”, afirmou o professor.

Silveste relatou ainda que a realidade dos alunos brasileiros é preocupante. “Os alunos chegam ao ensino médio com muitas dificuldades nas próprias operações matemáticas e isso interfere em todas as outras áreas”, comenta.

O professor também fez críticas à qualidade do ensino fundamental. “Enquanto não se trabalhar a recuperação do ensino de base, nós teremos resultados pífios assim” relata. Além disso, Roberto Silvestre disse ainda que o ensino das disciplinas de português e matemática precisam ser trabalhadas de forma mais eficaz nas escolas do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *