
O auditor-chefe do Inmetro, José Autran Teles Macieira, foi preso nessa quarta-feira (3) durante uma audiência por ter ameaçado uma testemunha da Operação Pecado Capital. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF-RN), Autran fez a ameaça durante o intervalo da audiência.
A prisão aconteceu na 2ª Vara da Justiça Federal e, segundo o documento que narra a oitiva das testemunhas, Daniel Vale Bezerra foi abordado pelo auditor no corredor e, em seguida, se dirigiu ao procurador da República Fernando Rocha. “Com
expressão de angústia, relatou que o réu José Autran Teles Macieira o teria há pouco abordado no corredor desta vara com a seguinte frase, em tom ameaçador: você sabe o que o que isso vai lhe levar”, relata trecho do documento.
Após o intervalo, José Autran confirmou a abordagem e pediu desculpas, que não foram aceitas pelo juiz federal Mário Jambo. “É também de se esperar e é de conhecimento comum mediano que nenhum réu sem autorização dirija qualquer palavra à testemunha. O fato ainda mais grave, que tal contato foi buscado justamento no intervalo da audiência. Em que pese a retratação do acusado José Autran, entre o pretenso arrependimento do réu e o temor da testemunha, a precaução deste juízo deve ser com a testemunha”, destacou o juiz.