O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares vai passar o fim de semana na Polícia Federal em São Paulo. Condenado a 6 anos de prisão por lavagem de dinheiro, na Operação Lava Jato, o petista aguarda uma decisão do Juízo de Execuções Penais de Curitiba sobre o cumprimento definitivo de sua pena.
Na quinta-feira (24/5), o juiz federal Sérgio Moro autorizou que o ex-tesoureiro começasse a cumprir os 6 anos de prisão na famosa Penitenciária da Papuda, em Brasília. A defesa havia solicitado que Delúbio ficasse na capital federal por proximidade da família. Na decisão, Moro afirmou que a continuidade de Delúbio na Papuda deveria ser autorizada pela 12.ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução penal. A decisão ainda não foi tomada.
Delúbio já havia sido condenado no escândalo no mensalão. O ex-tesoureiro pegou 6 anos e 8 meses de prisão no regime semiaberto por corrupção ativa e foi preso em novembro de 2013. Menos de um ano depois, em setembro de 2014, ele passou para o regime aberto. O processo da Lava Jato contra Delúbio é um desdobramento do polêmico empréstimo de R$ 12 milhões tomado pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin, em outubro de 2004.
