O curta potiguar narra a história de três mulheres que vivem num prostíbulo no interior do Rio Grande do Norte

O curta metragem potiguar “Três vezes Maria”, produzido pelo Coletivo Caboré Audiovisual e dirigido por Márcia Lohss, foi selecionado para seu primeiro festival internacional. Junto a outros oito curtas, o filme está entre os finalistas do Boston Independent Film Festival (BIFF), premiação norte-americana online. Entre os finalistas há outro brasileiro, o “She’s not dead”, ou “Ela não está morta” em tradução livre, dirigido por Marco Ferreira.

A primeira produção do Caboré narra a história de três Marias (Aparecida, interpretada por Priscilla Vilela; Apolônia – ou Paloma –, vivida por Luana Menezes; e das Dores – ou Dorinha, por Antônia Delgado) que vivem em um cabaré no interior do Rio Grande do Norte e suas rotinas, cercadas por sexo, álcool, e luzes vermelhas, que convivem junto aos dramas familiares de cada uma. O roteiro inicial foi criado como uma série, mas André Santos, que assina o roteiro junto com Helio Ronyvon, diz que a oportunidade de inscrever no edital Cine Natal 2013 levou o coletivo a elaborar um novo roteiro como curta metragem, tornando-o piloto para a série.

Aprovado no edital da Prefeitura do Natal, “Três vezes Maria” foi filmado entre fevereiro e março do ano passado, nas cidades de Santo Antônio e Natal. Agora, para concretizar a ideia inicial, “estão prontos os roteiros nos formatos de longa metragem e série e na primeira oportunidade de financiamento para produzi-los a gente decide se faz o longa ou a série”, conta André.

O curta já esteve presente em alguns festivais e mostras como o Mostra Cine BH (Belo Horizonte – MG), Festival de Cinema OnLine (onde foi finalista na categoria Melhor Direção), Mostra Miragem (Miracema – TO), Satyros (São Paulo – SP) e Curta Carajás (Parauapebas – PA), mas não faturou nenhum prêmio.

O BIFF é o segundo festival internacional que o Caboré participa. No fim de 2014 “Sailor”, outro curta do grupo dirigido por Victor Ciríaco, foi selecionado para o Santo Domingo Outfest – Festival Internacional de Cine GLBT na República Dominicana, quando ganhou uma menção honrosa.

Para votar é preciso acessar o site do festival (http://www.biff.info/), clicar na aba “online vote” e preencher os campos com nome, e-mail e o nome do filme (que estão em inglês devido à nacionalidade do festival). O resultado sai no próximo dia 20 e os vencedores nas categorias curta e longa metragem ficarão disponíveis no site durante 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *