A Cosern investiu R$ 359 milhões no sistema elétrico do Rio Grande do Norte em 2020, um aumento de 10% em relação ao ano de 2019, segundo o balanço anual da empresa.
De acordo com a empresa do grupo Neoenergia, entre os destaques dos investimentos estão a inauguração da Subestação Itajá, na região Central, ampliando a oferta de energia para 100 mil potiguares em Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Angicos e Assú e a Subestação de Jandaíra, Galinhos, Caiçara do Norte e João Câmara.
Em 2020, ainda foram construídos 750 novos quilômetros de redes de média e baixa tensão, 42lm de redes de alta tensão e instalados 269 equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado, totalizando 1.407 equipamentos desse tipo, dotados de uma tecnologia chamada de “self-healing” (auto configuração, em inglês), que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia após um defeito.
Ao todo, a distribuidora possui 58.291km de rede elétrica. Numa comparação, seria possível dar quase uma volta e meia na circunferência do planeta Terra com essa extensão de fios e cabos da Cosern, utilizados para levar energia elétrica a todos os potiguares.
Fonte: Tribuna do Norte
