A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares. Na crise energética atual, as perspectivas da utilização da energia eólica são cada vez maiores no panorama energético geral, pois apresentam um custo reduzido em relação a outras opções de energia.
“A energia eólica é de baixo impacto ambiental. Ela causa um impacto considerável na sua construção como qualquer atividade da construção civil, mas esse impacto cicatriza com o tempo. Mas cerca de 5%, no máximo 8% da área é ocupada”, explica o diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, Manoel Jamir Fernandes Júnior.
Hélio Araújo e o diretor-geral do CERNE, Jean-Paul Prates
Em comemoração ao dia mundial do vento, os Correios lançou, na última sexta feira, o selo Energia Eólica. O Diretor Regional substituto, Hélio Araújo, foi responsável pelo lançamento do selo comemorativo e da marca postal de 1º dia de circulação “Emissão Mercosul: Energia Renovável Eólica”. O evento ocorreu, no auditório da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica) que junto com o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia – Cerne – apoiaram o evento realizado em Natal na mesma data de seu lançamento nacional.
Hélio Araújo e o Dep. Fernando Mineiro
SOBRE O SELO:
Com tiragem de 300.000 exemplares, o novo selo de energia eólica, idealizado pela artista Adriana Shibata, traz, ao fundo, uma representação estilizada de Éolo, deus dos ventos na mitologia grega, cujo sopro movimenta os diversos aerogeradores posicionados em um campo verde, representando o meio ambiente preservado. No canto superior direito, como parte do céu, está posicionada a logomarca do Mercosul.
Da redação de Nelson Freire para o Blog Ponto de Vista