/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/A/B/X6FOXHTYmkAb5vhIBVlw/koreas-tensions-fran.jpg)
A Coreia do Norte lançou um novo míssil balístico na manhã desta terça (4h, horário local), segundo anunciou o governo da Coreia do Sul. “A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado ao Mar Leste a partir de uma localidade de Banghyon, província de North Pyongan, por volta das 9h40”, diz um comunicado do ministério da Defesa sul-coreano, segundo a agência Yonhap News.
Na última sexta, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os programas nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte requerem uma “resposta determinada” e que a era de “paciência estratégica” com o governo norte-coreano acabou. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na Casa Branca.
“A era de paciência estratégica com o regime da Coreia do Norte tem fracassado… Francamente, essa paciência acabou”, disse Trump.
“Nós estamos trabalhando intimamente com a Coreia do Sul e com o Japão, assim como com parceiros por todo o mundo, em uma gama de medidas diplomáticas, de segurança e econômicas para proteger nossos aliados e nossos próprios cidadãos dessa ameaça conhecida como Coreia do Norte”, acrescentou o presidente dos EUA.
O teste mais recente da Coreia do Norte havia sido o de um novo tipo de míssil de cruzeiro terra-mar, em 8 de junho. Na ocasião, de acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, o líder Kim Jong Un supervisionou pessoalmente o teste, no qual o vetor “detectou e atingiu com precisão alvos flutuantes no Mar Oriental da Coreia”.