
O secretário municipal da Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Netinho de Paula (PCdoB), afirmou ao portal G1 que a sociedade paulistana é racista e que pretende criar um canal de televisão com “conteúdo da população negra”. A entrevista foi publicada nesta sexta-feira, 11, mas concedida no final de dezembro, antes da posse de Fernando Haddad (PT) na prefeitura da capital paulista.
Segundo Netinho, o petista se comprometeu a ajudar a viabilizar o projeto da emissora televisiva. “O prefeito tem um compromisso comigo para que a gente possa viabilizar a frequência de um canal para dar visibilidade a todo material cultural nosso, onde a gente possa dialogar com as pessoas e exibir o conteúdo da população negra”, diz.
Os recursos para a implantação e funcionamento da emissora podem ter participação da secretaria e de parcerias com empresas privadas. O pagodeiro e político alega ser necessário convencer os paulistanos de que eles são racistas.
“A partir do momento que ela [a população de São Paulo] se assumir como racista, ela pode trabalhar isso, porque a gente perde economicamente, a gente exclui uma sociedade que pode ajudar muito o país”, avalia o secretário de Haddad, que foi eleito vereador, mas não chegou a assumir a função devido ao convite do Executivo.