Pressionado também pelo aumento do preço dos combustíveis, o IPCA-15 aponta alta de 7,9% nos 12 meses encerrados em março, ante 7,4% no índice de fevereiro. O IPCA-15 também já sente impacto da valorização do dólar e fica em 1,24% em março
O aumento das tarifas dos serviços públicos e a alta do dólar pressionaram os preços em março, de acordo com o resultado para o mês do IPCA-15, indicador que é a prévia da inflação oficial.
O indicador ficou em 1,24%, divulgou na ultima sexta-feira (20) o IBGE. O percentual de março foi menor que o verificado em fevereiro (1,33%), mas no acumulado dos três primeiros meses deste ano chegou a 3,5%, um ponto percentual abaixo do limite inferior da meta de inflação do BC, de’i,5%.
Nos 12 meses findos em março, o IPCA-15 ficou acima do teto da meta. Bateu 7,90%, enquanto a banda mais alta da meta é de 6,5%. O resultado foi o maior desde maio de 2005.
Houve em março aumento na tarifa de energia elétrica (10,91%), nos combustíveis (6,25%) e nas passagens de ônibus (139%). Atrelado a isso, há o impacto do dólar, que faz subir preços em diversas cadeias produtivas, a começar pelos alimentos.
